Pesquisar este blog

Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Jason Bralli deu uma entrevista muito legal para o Blog da Monga.  Bralli é um DJ, Produtor e Remixer muito conceituado e dono de um inesquecível hit: Gótik. Esta música possui várias versões em Psy, que você pode conferir no Youtube, a original você pode ouvir logo abaixo. Entre outros assuntos,  Jason aborda os “Pseudo DJ’s” e os oportunistas. Ressalta a importância de ser DJ por gostar de música eletrônica e não por status. Fala também da importância do estudo e da pesquisa na profissão. Outro bom conselho: tocar boas novidades, afinal, tocar o “top 10″ é fácil.
Confira a entrevista completa:
1- Muita coisa mudou desde o início da produção brasileira de tracks e desde a explosão do Dj Marky e companhia internacionalmente, na sua opinião qual foi a maior mudança no cenário da música eletrônica brasileira?
A música eletrônica esta sempre se renovando, e vejo isso com bons olhos. O Brasil segue esse mesmo caminho e esta em constante crescimento. Muita coisa mudou de um tempo para cá, novas mídias estão sendo usadas pelos DJs, novos DJs e produtores surgindo no mercado, o crescimento no numero de clubs e festas e a disseminação da musica eletrônica para pessoas que até então não tinham um contato direto com esse estilo de musica. Todos esses pontos eu acredito que tenham contribuído para essa  mudança e crescimento da cena, mas todo crescimento tem seu lado bom e ruim, mas isso fica pra uma outra hora.
2- Quando começou a tocar?
Aprendi a tocar logo cedo em 1991, tinha apenas 14 anos! Mas demorou um bom tempo até minha primeira residência, que só veio acontecer cinco anos depois, em 1996 no Club B.A.S.E. , de lá pra cá são 15 anos trabalhando com musica e atuando nas pistas como DJ.
3- O que mais te deixa feliz e o que mais te incomoda quando está tocando?
O que me deixa mais feliz, sem duvida nenhuma é o carinho do publico, saber que as pessoas estão ali pra ouvir e ver meu trabalho do qual eu faço e me dedico com tanto amor e carinho a tanto tempo! E o que mais me incomoda, é a falta de respeito e reconhecimento dos profissionais de verdade que dedicam suas vidas literalmente a estudar e passar boas musicas a seu publico enquanto outros espertinhos se aventuram na profissão somente pela fama, status e possibilidade de ganhar dinheiro fácil enganando o publico!
4- Qual a dica pra quem está começando a tocar?
Primeiro de tudo estudar e aprender realmente o que é ser DJ de verdade! Ser DJ não é só chegar no dia da festa com as musicas que estão no TOP10 das mais tocadas e achar que isso basta. DJ tem o dever, alem de fazer as pessoas se divertirem, ensinar, mostrar novidades e musicas boas para seu publico. Alem disso, gostar muito daquilo que esta fazendo e principalmente, fazer com amor e dedicação!
5- O que você acha da popularização da profissão de Dj´s e da invasão das ‘’celebridades’’ nas pick-ups?
Muito se fala hoje em dia sobre esse assunto, confesso que logo no inicio, quando tudo isso começou fiquei realmente incomodado. Mas logo vi que não adiantaria relutar contra isso, então achei por bem analisar essa questão mais a fundo e me informar sobre o que estava acontecendo e cheguei à conclusão de que não podemos generalizar esse assunto. Existe sim os oportunistas de plantão que estão ai somente pela fama e dinheiro fácil como já comentei, mas isso não é de hoje, fazendo uma retrospectiva em minha carreira, lembrei de ter encontrado e dividido a cabine com inúmeros “PSEUDOS DJs”, que com o tempo desapareceram e nunca mais se ouviu falar. Em contra partida, existem muitos novos talentos surgindo na profissão e até mesmo ótimos “DJs Celebridades” que estão atuando por ai e levando a profissão realmente a sério.
6- A profissão de Dj lhe proporcionou muitas coisas, conseguiu conquistar tudo o que queria ou ainda falta alguma coisa?
Como todo ser humano eu também tenho sonhos e ambições, estou sempre buscando alguma coisa nova, acho que isso que me da forças pra continuar essa batalha diária que é trabalhar e viver da musica.
7- Quais são seus planos para o futuro?
Continuar tocando cada vez mais, produzir mais e mais musicas boas, fazer com que minha gravadora (Bralli Records), cresça cada vez mais, tanto no mercado nacional como internacional e continuar levando diversão e entretenimento para o publico.
8- Quais são as 5tracks que não podem faltar em seu set?
Essa é difícil pois com tanta musica que recebo hoje em dia, estou sempre renovando meus sets semanalmente, mas segue abaixo um TOP5 das musicas ultimas produções:
01 – Jason Bralli – Houz Feeling (Original Mix) (Bralli Records)
02 – Jason Bralli – Bass Infected (Original Mix) (Bralli Records)
03 – Jason Bralli, Darick Gyorgy & Ammie Gravis – Imagine (Original Mix) (Hypnotzd Music)
04 – Jason Bralli, Darick Gyorgy & Ammie Gravis – Everything Will Be Ok (Original Mix) (Hypnotzd Music)
05 – Superfrash – Get Up (Jason Bralli Remix) (Bralli Records)
9- Qual foi a maior dificuldade que você encontrou no início de sua carreira?
A maior dificuldade naquela época eram principalmente o difícil acesso as novas musicas, o preço dos discos (em torno de 40 a 45 reais cada), e a pequena quantidade de clubs que investiam e acreditavam e davam oportunidade para os novos talentos que estavam começando naquela época.
10- Quais são suas maiores referências musicais ou grandes inspiradores?
Eu sou da geração que cresceu ouvindo anos 80´s e 90´s, e tenho isso no meu DNA, na minha bagagem musical. Posso dizer que tenho isso até mesmo como minhas referencias e inspirações para compor e produzir novas musicas hoje em dia. Mas aprendi com o tempo a ter a cabeça aberta para todo tipo de musica, e aprender a separar aquilo que é bom do ruim. Isso com certeza que fez uma pessoa muito melhor!
Musica Eletronica O que todo baladeiro deve saber antes de gritar acelera!
Se procurarmos um pouco na internet ou em revistas especializadas, encontraremos vários artigos falando sobre “os dez mandamentos do DJ” ou “manual para ser um grande DJ”.
Ocorre que o DJ só é bom ou ruim segundo o julgamento do público. E muitos DJs são julgados por públicos que não fazem a menor idéia do que ele faz, qual o seu estilo, qual a diferença entre um live e um set…
Será que os DJs também julgam o público? A pista não é tão importante quanto o DJ para fazer a noite perfeita?
Foi por essas e outras que criamos esse post com 10 dicas para a pista, com coisas que todo baladeiro deveria saber antes de dizer “Porra DJ”.
1. Warm Up
O primeiro DJ da noite acabou de apertar o play e  já tem gente comentando “acelera DJ!”. O que esse povo não sabe é que o DJ foi escalado para fazer o Warm Up da noite, ou seja, ele está preparando a festa, recepcionando o público e os DJs convidados. Se é uma festa comercial, ele provavelmente não tocará as músicas mais conhecidas ou “da moda”, para não queimar o repertório dele ou dos próximos DJs. Se for uma festa com um som mais pesado, ele começará tocando algo mais leve para que os próximos DJ entrem “quebrando tudo”. Não confundir velocidade com qualidade também é um fator predominante.
2. Quem toca hoje? Que festa é hoje?
Antes de sair de casa, que tal uma pesquisa básica sobre o line-up da noite? Muita gente sai pra se divertir, sem se preocupar em saber o que vai ouvir na festa e depois reclama do DJ. Ou vai a um club que havia ido uma vez e gostado, e quando chega lá não é nada do que tinha pensado. Geralmente, nas casas noturnas, cada dia da semana é dedicado a uma festa e estilos musicais específicos, que atraem públicos diferentes, de acordo com o dia.
3. O DJ eclético
Um grupo foi pra balada pra ouvir música eletrônica, mas o DJ insiste em misturar vários estilos musicais. Ou alguns gostam mais de um gênero de música eletrônica, mas o DJ parece tocar todos possíveis em seu set. Um DJ eclético costuma tocar em festas onde o público é diversificado e tem um gosto eclético. Eles estão lá para se divertir, ouvir músicas conhecidas, cantar junto. A missão desse DJ é não deixar ninguém desanimar, não importa o estilo que ele toque e quase sempre é “sucesso”!
4. Pediu, tocou…
Aproveitando a flexibilidade do DJ eclético, as pessoas pedem para ele as músicas que querem ouvir. “Toca aquela da novela”, é um pedido comum. E ele toca. “Toca aquela da novela” e ele toca outra música da novela. Aí reclamam! Era aquela mesma, a primeira que querem ouvir “de novo”…
 5. O DJ “conceitual”
Ele não tocou nenhuma música conhecida e tudo pareceu meio estranho, diferente do que o pessoal está acostumado a ouvir. DJs que se especializam em determinados gêneros costumam passar horas pesquisando músicas novas, de vanguarda, para fazer um set original. Sua missão é justamente surpreender o público e levar a ele uma experiência sonora única. Em festas mais conceituais, é bom ter a mente aberta para que não se conhece ainda, que só irá ampliar o repertório cultural de cada um.
6. O DJ produtor
É cada vez mais comum conhecermos DJs que produzem suas próprias músicas. É comum o DJ tocar apenas músicas de sua autoria, já que muitas vezes o público está ali para isso. Quando fãs vão ao show de uma banda, não esperam que toquem suas melhores músicas? Por outro lado é comum também o DJ só tocar faixas novas ou de outros produtores, pois muitas vezes suas músicas não são adequadas para o ambiente ou ele foi chamado para fazer um set, não um live. Até para quem conhece, muitas vezes vai à festa e espera somente o que já foi sucesso do produtor. Não conte com isso…
7. Set x Live
A princípio um Live é uma apresentação com intervenções ao vivo na estrutura das músicas e um Set é uma mixagem de músicas já prontas. Mas com o tempo e os avanços da tecnologia, a discotecagem foi ficando cada vez mais digital e as diferenças entre DJ Set e Live foram diminuindo. Muitas vezes o Live é apenas uma palavrinha ao lado do nome do DJ no flyer da festa, em outras o DJ “toca” com um Set pré-mixado ou com um “DJ de apoio”, que é quem faz a coisa funcionar de fato. Quando não se tem a menor idéia do que o DJ está fazendo ali, melhor pensar duas vezes antes de criticar ou gritar “toca muuuuito!”. É o mesmo que elogiar um cantor que se apresenta com playback.
 8. Tum, tum, tum…
“É tudo igual, não acontece nada”, dizem alguns na balada. Na pista as músicas têm uma função primordial: fazer dançar. Para isso, é preciso que o ritmo seja constante e que as músicas possam ser mixadas de forma contínua, para que o público não pare de dançar. Cada estilo e vertente eletrônica têm suas características, alguns mais melódicos, outros mais percussivos, alguns com vocais e outros que parecem um imenso loop, com a intenção de criar um efeito hipnótico. Só é tudo igual pra quem não gosta, não importa o estilo.
9. Amo o DJ X, amo música eletrônica!
Todo mundo diz que adora o DJ X, o DJ X vai abrir o show da Madonna, a música dele toca na rádio, tem clipe na MTV, foi eleito o melhor do mundo, alguém disse. E assim ele vira o novo ídolo da galera! Agora todos amam música eletrônica e o DJ X é parâmetro de qualidade pra qualquer DJ que vêem tocar. Bom, esse é exatamente o motivo desse post. Não é porque um DJ é famoso ou toca/produz um estilo que agrada a maioria, que ele “toca muuuito”. Quem toca muito tem técnica, repertório, feeling, improviso, experiência… E a música vai muito além do top 10!
10 . Valorize o profissional 
Em todos os casos, há oportunistas e profissionais, tocadores de música e DJs. Conhecer mais sobre a profissão e os profissionais é uma forma de valorizar não apenas o DJ, mas a si mesmo também. Um público bem informado, exigente e cada vez mais envolvido com a música fará com que o mercado se desenvolva, amplie seus horizontes. Os grandes DJs serão assim chamados pela técnica e repertório. Surgirão novos talentos, que não precisarão da aprovação das pistas de outros países para serem valorizados aqui. Quem sabe, de repente, não começaremos a ver estilos de música surgindo no Brasil porque têm a ver com nossa cultura, nossa música, e não apenas porque fizeram sucesso um ano antes em algum lugar bem longe daqui…

Battery 3.0.4
O Battery é um software de última geração para criação de samplers de bateria e afinação de elementos percussivos em qualquer tipo de produção musical. Com um design arrojado para controle rápido e
intuitivo, gera baterias e percussão perfeitas para qualquer momento: 
desde um groove suave até os ritmos mais sofisticados. 
O Battery também oferece uma biblioteca de primeira classe com 3,5 GB de modelos de baterias e percussão, compatível com muitos formatos.
 Uma Execelente ferramenta para produtor.
- 82 MB
Windows 98/Me/2000/XP/2003 - DEMO>Gratuito
Traktor DJ Studio 3.3.2 
Traktor DJ Studio encurta os limites das ferramentas convencionais ao revelar um novo mundo de possibilidades de alteração do som em tempo real. Encontre batidas exatas com um único clique, 
controle o tempo e andamentos com loops precisos e pontos de quebra (mudança). 

Traktor DJ Studio 
é um mixer super equipado com um poderoso banco de dados, controle remoto completo, mixagem e gravação, overdubbing e muito mais.
- 46,10 MB
Windows 98/Me/2000/XP/2003 - DEMO>Gratuito
Virtual DJ 5.2
O software agrada tanto novatos como profissionais, possui emenda automática e sincronização para trabalhar com sons de vinil sem estragar seus CDs ou MP3s, podendo fazer os barulhos através da
plataforma giratória. VDJ possui suporte a skins e também pode gravar suas mixagens e gravá-las 
em um CD ou MP3 para distribuir seu som aos seus amigos ou para a Internet.

- 11,00 MB
Windows 98/Me/2000/XP/2003 - DEMO>Gratuito
AV Music Morpher 4.0.60Software para remixar músicas perfeito para DJs caseiros, contém um jukebox e um editor de 
áudio capaz de mudar a voz, o tempo, as batidas, aplicar efeito, remover vozes, reduzir 
ruídos, ampliar volume e visualizar os efeitos em tempo real. Você será capaz copiar, cortar,
deletando e aplicando diversas funções de mixagem para chegar a um produto final 
original. Combine efeitos, junte músicas, aumente o tempo.
- 8,12 MB
Windows 98/Me/2000/XP/2003 - Gratuito
Acid Pro 6.0 O Acid Pro é destinado à criação de música eletrônica baseada em loops demaneira profissional. 
A interface do programa é um tanto quanto complexa para que quer apenas brincar um
pouco com o computador, mas se você está disposto a levar a coisa a sério, vale a pena 
experimentar, pois esta é uma das melhores opções do mercado. 

- 46 MB
Windows 98/Me/2000/XP - DEMO>Gratuito
Winkochan DjMixer-Pro IV
Software Perfeito para quem está começando. Simples e Prático.
Mixagem por sensibilidade, Mixagem manual ou automática, Compatível com WAV - MP3, 10 Teclas de atalho, Controle de volume interno, Função Cross Fade.Agite sua festa com este software 
para DJs nacional e gratuito que
seleciona duas listas de músicas a partir de uma lista geral.
- 1,16 MB
Windows 98/Me/2000/XP - Gratuito
Fruity Loops Studio 9.0Fruity Loops é o melhor estúdio virtual da atualidade. Você pode criar músicase loops em formato WAV, MP3 e MIDI em poucos minutos.Fruity Loops é um seqüenciador baseado em padrões, o que significa
que você pode criar músicas em “pedaços” (patterns ou padrões) usando um seqüenciador passo a
passo e um piano virtual para visualização na janela de reprodução. Você pode adicionar vários
efeitoss instrumentais.
- 75,10 MB
Windows 98/Me/2000/XP/2003 - DEMO>Gratuito
Sony Sound Forge 9.0
O Sound Forge é considerada uma das mais poderosas, senão a maispoderosa ferramentas
de edição de áudio do mercado. Utilizado em grande parte dos estúdios de gravação e 
edição de áudio, este software de poder de fogo incrível está presente também nas casas de 
editores amadores. 
Em uma das maiores gamas de efeitos especiais nativos.
- 67,90 MB
Windows 98/Me/2000/XP/2003 - DEMO>Gratuito
UltraMixer 2.0.10.1
Também possui a opção de mixar CDs em tempo real, como uma mesa de DJ. Dá até para 
animar uma festa usando o programa.OBS: O desenvolvedor do programa solicita um
pequeno cadastro em seu site antes que você prossiga com o download.
- 4 Mb
Windows 98/Me/2000/XP - Gratuito
OtsTurntables Free 1.00.012O OtsTurntables tem o aspecto e trabalha como uma mesa de DJs. Você tem dois players na mesma
janela e diversos recursos para fazer mixagens com as MP3s que tem no computador. Além das
mixagens você pode tocar as músicas de trás para a frente, mudar a rotação e muito mais. 
Dá até para animar uma festa usando o programa. 
- 2,48 MB
Windows 98/Me/2000/XP/2003 - Gratuito
Audacity 1.3.3
Audacity é um editor de áudio que pode gravar, reproduzir e importar/exportar sons nos 
formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG. Edite suas músicas usando cortes, copie e cole recursos
(com funcionalidades de desfazer/ refazer ilimitadas), mixe faixas ou aplique efeitos na 
gravação — tudo com muita"audacidade" ! Uma das partes mais importantes durante o
aperfeiçoamento da sua gravação é a análise. 
- 3.0 MB
Windows 98/Me/2000/XP/2003 - Gratuito
MixPad Audio Mixer 1.1MixPad Audio Mixer é um pacote para produção de áudio profissional.
Ele permite que você carregue ou grave clipes de áudio e finalize-os com a mixagem. Você tem 
controles de tempo, ajuste de volume,
balanço do áudio ou efeitos como fade . 
Este programa é um substituto digital para para um gravador multi-canais e uma mesa de mixagem! 

- 324 KB
Windows 98/Me/2000/XP/2003/Vista - Gratuito

Até onde nossas revistas enxergam o Dj no Brasil?

Hj tirei o fim do meu expediente pra me ocupar lendo alguns artigos da “Electromag”, “Djsound”, “Rio Music Conference”, pra passar o tempo.
Afinal de contas gosto de ver o que anda acontecendo no meio DJ, ate mesmo pra ter uma visão mais ampla do Mercado sem estar usando os olhos de “observador”.
Normalmente no fim do expediente quando consigo um tempinho (coisa rara), jogo “Bad Company 2 “, mas como hj saiu um up-date grotescamente grande (2gigas e meio),tirei esse tempinho livre para ver as novidades por ai!
Foi ai que me questionei dos VARIOS universos e visões que temos no Mercado DJ e Produção no Brasil.
Desde um Ian a um Gioielli vejo que temos pontos de vistas bem definidos e amplos do Mercado.Que no fim acabam sendo opiniões baseadas no AMOR a musica e a profissão!
No entanto me peguei pensando tbm, nos profissionais do meio DJ que são bem conhecidos, cada um em sua região, e que compartilham de uma visão bem diferente da maioria de nos dos grandes centros como Rio e São Paulo.Gente que se estivesse aqui em São Paulo por exemplo, com certeza teria um apoio grande das revistas e radios especializadas.
Parei pra reparar também na realidade local que vejo muito pouco discutida nesses sites que fui, como se só existisse uma realidade…
…a nossa dos grandes centros. Que não condiz muito com o que vejo alguns DJs passarem!
Acho que com o advento da internet, deveríamos abrir um pouco a visão e deixarmos um pouco de lado o Ego referente a o que acontece por ai. Não batendo na tecla de certo e errado que acaba sendo bem subjetivo mas que temos um Mercado mal valorizado bem parecido com o nosso só que em lugares longínquos. Nas listas de 100 melhores Djs,vc nao ve um Dj desses lugares sendo indicado a algum premio!
Vendo uma vídeo aula outro dia vi um DJ falando que temos que dançar quando tocamos e não ser tão duros olhando só para o mixer, assim como lendo uma materia do meu colega Camilo Rocha vi seu ponto de vista em relação aos pára-quedistas e dando inclusive uma pitada direta sobre a regulamentação  da profissão. No entanto, acho que alem disso, desses pontos de vista,  deveríamos olhar para nossos colegas que estão virtualmente sem voz. E de certo modo até esquecidos em alguns lugares como o interior do Nordeste, interior do Amazonas, interior do Rio Grande do Sul.
Desde que embarquei nessa de regulamentação, visei MUITO esse tipo de DJ, que virtualmente não é ouvido. Lógico, não me esquecendo dos nossos amigos que estão na mídia nos grandes centros que também sao formadores de opinião , mas não me deixando levar pelo “ favoritismo “ de achar que o que fazemos por aqui eh o correto ou real e respeitando sempre o profissionalismo desses guerreiros espalhados pelo Brasil.
Favoritismo esse, que mostra um Mercado bonito e colorido que é bem diferente do Mercado subjugado de DJs que existem por ai.
Basta vc ver uma equipe de APARELHAGEM do norte que movimenta uma PUTA grana, é quista e disputada no norte do pais pelos seus fans. Sera que algum de nossos melhores Djs de Sao Paulo por exemplo daria conta de tocar em uma dessas aparelhagens? Sinceramente, acho que nāo pois  a realidade de La EH BEM diferente. Haja visto que a maioria que toca um determinado estilo, hj em dia (principalmente por aqui em Sp pelo menos), não conhece por exemplo um “ technobrega ” ou qualquer outro estilo musical que foge a sua realidade. Aliás, a maioria hj em dia nāo sabe nem o que tocamos na pista a 5 anos atrás.
Tanto que quando me perguntam hj: “ Qual estilo que vc toca ?“
Me lembro de quando tocávamos absolutamente TUDO dentro de uma pista e minha vontade eh de responder:
“MUSICA”
Bom, aos meus amigos e colegas me desculpem a franqueza, mas dependemos um do outro pra que haja um Mercado, e torço pra que possamos sempre ter a consciência de que se um dia esse Mercado ter um problema, sempre vai ser um problema que atingira a todos, sem exceções.

Dj World No. 10 - CD Power Tracks

Alô Galera...
Peço desculpas pelo período tão longo sem novidades aqui no blog. Demorei várias semanas para trazer novas postagens, novas edições das revistas DJ Sound e Dj World, e para compensar essa demora fiz um pequeno esforço para digitalizar não só uma mas três ediçoes e mais um Cd. Pois bem, estou falando das edições 49 e 50 da DJ Sound e da edição 10 da Dj World e seu respectivo Cd.
Vamos começar pelo Cd da Dj World No. 10, e enquanto você ouve vai lendo as páginas da mesma pois está muito interessante.

Dj World 10 - Power Tracks

1. Sandy B. - Make The World Go Round
2. Dj Tragic - Stomp
3. Juan V - Droppin Trax
4. Sybille - Everybody
5. Michelia Rowe - Tender Of Love And Care
6. Happy Larry's Big Beat - Wicked & Bad
7. KC & the Sunshine Band - That's The Way I Like It
8. Habitants - Swing Café Remix
9. Currupyo - Snap To The Grid
10. Friendtronik - Metro

Link para baixar o Cd:
http://www.mediafire.com/?5i41h948eeevein

Pioneer HDJ-1000 Limited Edition
Concebidos para satisfazer as necessidades dos DJs profissionais, a edição limitada dos HDJ-1000 é uma versão actualizada dos já conhecidos HDJ-1000. Oferecem um nível de conforto superior e peças internas que proporcionam uma audição de graves ainda mais reforçada.

Os novos auscultadores apresentam um diafragma mais espesso (38 micrómetros) e uma bobina de voz mais comprida (1,5 mm), para permitir a reprodução de sons baixos e pesados, alcançado assim uma resposta rápida – mesmo com uma entrada alta. Além disso, o valor da resistência de protecção no interruptor MONO/STEREO foi reduzido a metade, o que torna as batidas e outros sons na gama de médios ainda mais simples de ouvir.

O uretano nas almofadas para um nível de vibrações reduzido garantem um ajuste melhor, o que melhora o conforto, mesmo durante os sets de DJ mais longos. Tal como no caso do seu antecessor, o enorme driver com cúpula de 50 mm reproduz um som o mais nítido possível. As almofadas criam ainda um ambiente insonorizado nas suas orelhas, por forma a garantir um isolamento sonoro incrível e uma monitorização precisa, mesmo nas discotecas mais barulhentas.

Outras características incluem o mecanismo de oscilação, com uma rotação da carcaça de 90 graus para garantir uma vasta gama de estilos de monitorização, um cómodo interruptor MONO/STEREO para uma utilização em apenas uma orelha e cabos e almofadas substituíveis. São sem dúvida uns headphones que vão ficar para a história!
NATIVE INSTRUMENTS - KONTROL S4
O S4 à primeira Vista
Um novo nível de controlo
A empresa Native Instruments revolucionou o mundo DJ à 10 anos atrás   com a introdução do Traktor o primeiro software de DJ profissional a nível mundial.  Ao apresentar um novo protótipo de sistema/controlador DJ/Performance, o Traktor Control S4, desenhado pelos mesmos engenheiros por trás do Traktor, prepara-se para realizar o mesmo feito.
kontrol_s4_laptop.jpg
O novo sistema de performance Dj
Esqueça tudo o que conhece acerca de controladores /Software de DJ. O traktor Control S4 foi re-desenhado desde a sua concepção com o objectivo de obter um sistema integrado em que o software e hardware são fundidos em perfeita harmonia. Assim que o experimentar verá  tão simples mas no entanto tão poderoso e fluido um sistema profissional de DJ pode ser. O sistema Traktor Control S4 representa o culminar de uma visão e experiência de 10 anos que apenas a Native Instruments pode proporcionar. Não interessa se é um experiente utilizador do Traktor que procura o ultimo grito dos controladores de DJ , um simples amador ou apenas está a dar os primeiros passos, o S4 proporciona todas as possibilidades que mais nenhum controlador consegue.

Desenhado para uma performance "à la Traktor", o Control S4 representa a fusão de uma mesa DJ de 4 canais, um interface audio de 24 bit até 96khz, um controlador intuitivo e o software incluído Traktor Pro S4 numa integrada solução profissional, o pacote ideal para Dj´s que pretendem  uma performance profissional, instantânea e portátil para qualquer lugar em qualquer situação.

kontrol_s4_mixer.jpg
O controlo em acção

O controlador estilizado põe o Traktor na ponta dos seus dedos, integrando hardware e software numa unidade única. Sample decks inovativos, Jog Wheel electromagnéticos de alta qualidade, duas unidades de efeitos, e duas secções de controlo de decks bem demarcadas podem ser assignadas a 4 decks do software e permitem um novo nível criativo e poderoso de controlo sobre os samples “one-shot/loops”, e track decks. A disposição das  funções e comandos (botões/knobs/faders robustos) deste controlador inovativo e ergonómico proporcionam um feedback visual e tactil perfeito para qualquer situação de Djaying. Com uma superior resposta ao toque, o controlador S4 é  incrivelmente suave na sua utilização, enquanto a sua estrutura fina e compacta simplifica o seu transporte para qualquer situação de performance (live gig para live gig).
O inovador software Traktor Pro S4
É muito simples obter a mistura certa, graças ao software incluído do Traktor Pro S4 adaptado do pioneiro Traktor Pro. Desenvolvido em perfeita harmonia com o controlador S4, novas possibilidades foram adicionadas ao recente software Traktor Pro S4 para tirar partido desta solução tudo-em-1, incluindo os reconhecidos loops da “Fábrica” de Samples Loopmasters de qualidade  suprema, instantaneamente e facilmente combináveis. 
kontrol_s4_detail.jpg
A mesa de mistura de 4 canais                            
O Traktor Kontrol S4  contem uma completa secção de mesa de mistura de 4 canais incorporada na sua estrutura, com faders suaves, botões Cue, medidores de nível de volume iluminados, 3 bandas de EQ. e um knob de controlo de filtro em cada canal da mistura. O filtro pode ser seleccionado entre o Traktor Style/Xone Style. A estrutura ergonómica foi criada por Dj´s direccionada também para Dj´s, tendo sido consultado grandes artistas reconhecidos da área para desenhar o prototipo S4. È fácil integrar com o S4 outros equipamentos de DJ e performance tais como gira-discos ou pratos “turntables”, leitores de CD´s ou microfones através das entradas do S4.
A inovativa função de gravação de loop ”Loop Recorder”, funciona como um quinto deck, sobrepondo os já existente 4 decks permitindo a gravação e reprodução de loops “on-the-fly”.
Um pedal controlador opcional não incluído no pacote, poderá ser utilizado para activar esta função, se ambas as mãos estiverem ocupadas com a performance do momento.(Como exemplo quando se estiver a realizar uma avançada rotina de Scratch.)
kontrol_s4_scratch.jpg
Interface Audio Integrado
O Traktor Kontrol S4 inclui ainda um poderoso e versátil interface audio, com as mesmas características e especificações de topo que as multi-galardoadas placas de audio nomeadamente Audio (2,4 e 8) DJ proporcionando a integração de equipamentos externos tais como gira-discos, leitores de cd, instrumentos musicais, equipamento Midi, efeitos e ainda um microfone, na performance dos sets de dj, construídos com o Traktor.
Contendo componentes de alta qualidade nos seus conversores de sinal AD/DA, saídas balanceadas em formato jack 1/4” (TRS) de alto ganho e uma largura de banda de frequência de resposta bastante alargada, o interface audio do Kontrol S4 proporciona toda a potência, qualidade de som cristalino e gama dinâmica que hoje em dia é exigida na  actual performance dos modernos Dj´s. 
kontrol_s4_case.jpg
O S4 Faz-se à estrada(“Hit The Road, S4”)
É perfeito para Dj´s que se fazem à estrada de gig em gig de club em club, etc..pois permite obter tudo o que é necessário para “bombar”. A sua case opcional foi especialmente desenhada para live performance fácil de montar e desmontar, apenas é necessário realizar plug-in and play, feito em segundos, e está preparado. Com o seu slim profile, é simples transportar o S4 de um gig para outro. A flight case do S4 obedece a standards de alta qualidade a nível do design industrial, 100% segura. Esta permite ainda elevar a uma altura standard relativamente à posição dos pratos e leitores de cd´s posicionados no local, bem como contem um suporte estável para computadores portáteis(laptop pc ou mac). Mais portátil que isto é impossível. As entradas e saídas flexíveis do interface audio do S4 proporciona uma simplicidade na conexão de cabos do equipamento mencionado atrás ao próprio S4, incluindo um microfone.
kontrol_s4_scratch.jpg   
O S4 e o Scratch
Num futuro próximo os utilizadores do S4, terão a opção de ligar o seu gira-discos ou leitor de cd´s de forma a controlar o pitch, scratching e funções de transporte no software Traktor Pro S4 incluído com o S4. Time code externo controlado via turntable ou cd poderá abrir o número de possibilidades e oportunidades de uma  performance ainda mais creativa integrando as funções avançadas do S4 com a expressividade da tradicional turntablism/ CDJism performance.
kontrol_s4_rear.jpg
O controlador como domínio
Controle a performance
O S4 é o resultado de um trabalho excepcional de equipa. Com uma ênfase especial e meticulosa no que respeita à estética e ergonomia da performance Dj, o espaçoso “layout” é desenhado integralmente para o software incluído Traktor Pro S4. Tudo o que precisa para controlar está intuitivamente colocado nesse local e naturalmente desde o início da construção do design. O botão respeitante à função Grid, contém 12 botões em três linhas de quatro, por debaixo do jog wheel, destacado num design que encaixa no habitat da performance do digital Djaying , com acesso facilitado aos elementares comandos de transporte(Play/Pause/Stop), bem como os botões de memórias da  função Cue e  botões de “trigger” para samples e loops.    
Verdadeiro Plug and play e Usabilidade Real
Nunca foi tão simples realizar uma mix. O S4  necessita apenas de  uma preparação minima- plug and play verdadeiro e usabilidade real significa que tudo o que precisa fazer é ligar o seu computador laptop ao Kontrol S4 e liga-lo directamente aos monitores amplificados ,ou amplificador e  colunas passivas. O controlador, tendo sido desenhado e fabricado pela mesma equipa que está por detrás do Traktor, este funciona em sinergia com o software incluído, logo não necessita de realizar mapeamento dos botões para começar. De qualquer forma, se for necessário, se quiser pode sempre customizar os mesmos à sua maneira, de forma a encaixar na sua performance de dj. Basta dirigir-se às preferências do software Traktor Pro S4 e programa-las na secção do controlador, como quiser ou lhe der mais jeito.
kontrol_s4_detail_2.jpg
S4 Totalmente configurável
Todo o Dj tem o seu modo de realizar a sua performance, ou seja faze-la á sua maneira. Com o traktor S4 podemos configurar as funções deste, segundo o nosso estilo pessoal. Como exemplo podemos assignar settings de hotcue como default(de fábrica), configurar directamente a secção de efeitos com os nossos favoritos sem utilizar o browsing, ou mudar os faders de pitch de modo relativo para absoluto e vice-versa.
Se não utilizamos as funções do sample deck, podemos associar 8 botões de grelha (Grid) para trabalhar de forma criativa, tal como configurar 8 Hot Cues distintos para as pistas, ou ainda como função de loop de suporte ao dj set.

kontrol_s4_front.jpg

A tecnologia por de trás do “Jog Wheel”
O S4 incorpora tecnologia avançada no design e construção do Jog Wheel, o que transforma o S4 num consistente, preciso e confiável e verdadeiro controlador no mercado actual. Os acuais Dj´s irão apreciar imediatamente este Jog Wheel devido às suas características de toque e sensibilidade, nomeadamente a textura do anel revestido a borracha e a detecção do toque do revestido e texturado prato circular superior, apenas necessitando dum super-suave mas firme contacto para activa-lo. Este design evita o triggering acidental do prato e proporciona um feedback fisico gratificante ao utilizador deste jog wheel. Possuindo 1000 pontos de contacto em cada volta do jog wheel, a precisão e grau de detalhe no cueing ou no scratching sabe a vinyl. O sistema de travagem patenteado está calibrado a um grau de precisão elevadíssimo. Não se desgasta e proporciona uma consistência real ao longo da sua vida de performance.

kontrol_s4_laptop.jpg

Precisão no seu design
Com um protocolo  especialmente desenhado, permitindo um maior processamento de dados do que o Midi (30 vezes mais), o S4 possui uma óptima resposta, isto quer dizer que este controlador trabalha à velocidade da luz, de forma a proporcionar uma maior precisão e suavidade na sua utilização. Notará a diferença logo que tiver a oportunidade de testar os faders e Eqs durante a mixagem, controlo bastante fluido em todos os aspectos da performance e ao alcance de todos. O crossfader no S4 é tão preciso que pode detectar movimento numa dimensão tão minuscula como    um quarto da espessura de um cabelo humano.  
Detalhes da mesa de mistura
Tudo na mistura
A parte central do S4 contém a secção da mistura, constituída por 4 canais stereo, cada um com um fader de volume, 3 bandas de Eq., um botão para filtragem, ganho e 2 envios de efeitos por canal, tal como uma mesa de mistura de clube profissional. 2 entradas stereo estão providenciadas ambas com preamplificadores de micros e phono. proporcionando a ligação de pratos, leitores de cd ou equipamento audio externo. A secção adicional das entradas auxiliares permite a ligação do S4 a outro tipo de equipamento analógico. A função de Loop Recorder (gravação de loops)  encontra-se no centro da mesa de mistura, e constitui uma ferramenta bastante poderosa podendo levar o set de dj a novos níveis de criatividade. O super suave crossfader é substituível e o tipo de curva pode ser ajustada através do software para respeitar o estilo de cada um.
A secção Master
A parte  central superior da mesa de mistura contem o painel global(Global Panel) ou a secção Master. Aqui encontram-se os controlos para o volume master de saída e um botão centrado com clique destinado à função de browsing através das playlists e das faixas carregadas. O botão de Snap constitui uma forma simples para assegurar que os Cue points e Loops soam bem depois de ajustados ao ponto seguinte da grelha de batidas (Beatgrid), enquanto o botão de Quantize assegura a reprodução da faixa em perfeita fase de sincronização ao esperar pela altura ideal para lançar a mesma. O botão de Master permite mudar de modos: Master clock para Master Deck.
Ganho e assignação de efeitos
Os botões de encoder funcionam como controlo de ganho para cada deck individual no Traktor. 2 botões de assignação enviam audio para até 2 secções de efeitos activadas por canal. No centro o  botão rotativo de volume Master ajusta o volume de saída do S4, enquanto o botão de master Tempo controla o tempo total no software.

kontrol_s4_loop.jpg

A Secção Loop Recorder
 Com a nova secção de gravação de loop, localizada no centro da secção Master, é possível gravar loops audio em tempo real de qualquer canal simples ou múltiplo, ou directamente do sinal de entrada do S4, como por exemplo o microfone ou a própria saída master do S4. Tal como se fosse um quinto deck, pode-se instantaneamente juntar e sobrepor loops uns por cima dos outros, activando a gravação e sobrepondo-os através da secção Loop recorder bastando utilizar o botão Record, ou utilizar um pedal de “footswitch” opcional. Caso tenhamos  as mãos ocupadas Pode-se sempre transferir um loop criado na secção Loop Recorder para um slot do Sample Deck, libertando esta secção para gravação de outros loops.    
Faders fantásticos
Todos os faders estão equipados com limitadores especiais para assegurar zero zonas mortas nas suas fronteiras, para um ataque bastante afiado e preciso. A sua robusta quase infinita duração na sua performance irá continuar a superar as expectativas mesmo no nível de exigência de performances de espectáculo. Os faders de pitch evitam os saltos súbitos e indesejáveis quando se ajusta os bpm da faixa. Como exemplo suponhamos que o fader está fisicamente a -5% da faixa anterior, a nova faixa carregada no deck irá ser iniciada a 0%, mesmo com o fader na mesma posição. Basta ajustar o pitch e a faixa responde com se o fader estivesse a começar a 0%, proporcionando transições suaves nos Bpm.
Detalhes de software
Novo Software Traktor Pro S4
O Traktor Kontrol S4 vem incluído com uma versão totalmente costumizavel do legendário software Traktor Pro, adaptado em todos os aspectos para integrar na perfeição com o controlador S4. O Software Traktor Pro S4, foi redesenhado com os mesmos 4 decks robustos e precisos pioneiro da Native Instruments introduzido a cinco anos atrás. Este contem novas caracteristicas para utilização com o hardware Traktor S4, dotando o dj/produtor de tudo o que precisa para bombar poderosos e inimagináveis sets.
Novas funções : Sample Decks
A nova secção Sample Decks permite levar ao extremo o djaying através de live sampling& looping nos sets. Em vez de utilizar os loops para extended mixing das faixas, esta nova secção permite o live remix e construção de loops na propria faixa, naquele instante. Pode-se loadar samples do seu hard disk ou pen stick, utilizar a biblioteca de samples de fábrica incluida no pacote, ou ainda extrair  os loops do próprio deck que está a tocar. Existem 4 sample slots em cada sample deck.
É extremamente e ingenuamente simples utilizar a função Sample Decks. Na faixa a tocar, activa-se o loop através de selecção do número de batidas (4/8/16 etc.) e activação no botão encoder. No display do controlador aparece o tamanho do loop activado. Apenas se pressiona o botão de Play num slot vazio do sample deck. È possível realizar o drag&drop do loop nos sample slots, se o preferirmos.

O setup de fábrica do S4 vem atribuído com 2 sample decks e dois player decks, embora se possa mudar nas preferências do software Traktor Pro S4, o deck de sample para player deck e vice-versa, segundo o estilo do dj.
Cada Sample deck contem 4 samples ou loops e devido às avançadas funções de quantização do Traktor, este pode ser lançado em perfeito sincronismo com a faixa a tocar. Empilha ou junta loops e controla o volume e som directamente no sample deck através dos controles de volume e filtro dedicado de cada.
Esta poderosa e criativa nova ferramenta pode ser utilizada em diversas possibilidades:
One Shot Samples: Necessita de chamar à atenção do publico através de sample publicitário ou nomeação da estação de rádio ou apenas um sample de voz? Tem o Sample deck como lança-loops para um clip pré-gravado.
Live Loops: Extrai-a live loops das faixas que estão a correr no player deck do S4 e utilize-os para o live mix no tempo certo. Aplique filtros através dos encoders dedicados e altere o tamanho dos loops em tempo real, de forma a criar novos remixes do player deck de origem , melhorando substancialmente o set, ao utilizar este processo.
Loop Sets: Utilizando a biblioteca Loopmasters incluída de samples/loops já preparados com  um objectivo e construindo o set apartir desses elementos. Os loops ou samples preparados farão parte de todas as faixas, e a performance irá funcionar através da entrada e saída desses elementos em conjunto, só possível com o sample deck.
kontrol_s4_loopsamples.jpg

Deconstruct/Reconstruct: Todo o potencial desta função é conseguida utilizando elementos preparados de uma song individual, tal como secção de percussão ou de baixo. Lançando os clips um de cada vez, e juntando-os à medida do feeling do dj e produtor desta forma criando um novo live mix on-the-fly, utilizando o botão de controlo de filtro e volume dedicado quebrando a barreira de dj e live performance.
Livraria de Loops incluída, cortesia da Loopmasters
O Traktor Kontrol S4 inclui samples e loops fantásticos da poderosa fábrica de samples Loopmasters. Estes 40 loops originais e 10 faixas completas são retirados da colecção Mixtools, abrangendo uma vasta gama de estilos, Dubstep, Minimal, House, Techno, e Trance podendo ser combinados uns com os outros, assim como podemos combina-los com os nossos próprios samples e loops. Esta biblioteca constitui os elementos indispensáveis para produção, desde percussão, baixos e  loops de synth para a exploração da nova função dos sample decks.
A Função Loop Recorder
A nova secção do Traktor S4 localizada ao centro da máquina na secção Master permite gravar live loops de qualquer canal da mesa do S4(único ou multiplo), ou directamente das entradas, de micro ou saída Master, em contraste ao Sample Deck, que apenas permite extrair os loops ou samples da faixa.
È como ter um quinto deck que proporciona a junção e sobreposição de samples/loop, activando a gravação e sobreposição no Loop Recorder através do botão de Rec, ou utilizando um pedal de  footswitch, se se tiver as mãos ocupadas. Possibilita ainda a transferência de um loop criado na secção Loop Recorder para um sample deck, libertando esta secção para mais utilização.
Ferramentas gerais :Potência do Traktor
O Traktor Pro S4 constitui uma versão costumizada do Traktor Pro, para ser utilizado com o controlador do mesmo nome Kontrol S4. Este é o software Dj lider, integrado standard com um ambiente intuitivo e interface stylish. Realiza o mix de ficheiros digitais mp/wav entre outros formatos, em quatro decks costumizados à medida do Dj, com quantização automática das faixas, detecção avançada de bpm e sincronização entre decks, tornando simples e acessível o set de dj a qualquer iniciante a dj.
Encontre a faixa adequada em instantes, graças à gestão avançada de track search, incluindo os métodos de pesquisa mais utilizados na industria, Itunes entre outros. Compatibilidade total com ipods. As ferramentas precisas de looping e a flexível performance nos diversos tipos de efeitos com mais de 25 efeitos sincronizáveis com os bpm do Traktor, tornou este o mais confiável, realístico e poderoso na creatividade da performance dos Sets de Djs profissionais.
Secção de Efeitos Líder
A nova versão de software Traktor Pro S4 inclui os mesmos 25 efeitos experimentados e testados do lendário Traktor Pro. Efeitos clássicos, tais como o vangloriado Gater, Slicer, Flanger e diversos filtros estão todos presentes e facilmente e instantaneamente acessíveis através de 2 bancos de efeitos dedicados no controlador. Claro que esta impressionante lista foi expandida ao longo dos tempos, de forma que se possa esperar novos updates com mais ferramentas e funções de forma a tornar suprema a performance de Dj na construção dos sets de forma a criar um novo som.
Os efeitos podem ser operados em dois modos:
Single Mode:
Proporciona a manipulação de cada efeito permitindo o ajuste de 1 a 4 parâmetros, um de cada vez.
Torna-se perfeito para manipulação do efeito ao pormenor tal como a alteração do rate, lenght e wet/dry único para um efeito de delay.
Group Mode:
Torna possível o controlo de três efeitos em simultâneo através da manipulação do parâmetro central de cada tipo escolhido. Óptimo para obtenção da transformação total da faixa ou set através da construção de diversas texturas através da adição de Reverb, Delay e Filter. Proporciona ainda a activação para cada canal, com três efeitos por cada, ou então em cadeia para produção de uma sequência de um até seis efeitos.
PIONEER DJM-900 nexus

A DJM-900nexus é a mesa de mistura de alta performance desenhada para o actual DJ profissional. Numa combinação ideal com a última geração de leitores CDJ, a DJM-900nexus oferece uma multiplicidade de novas funções que incluem uma variedade de novos efeitos, melhoramentos na qualidade áudio e integração directa com Mac e PC para permitir a qualquer DJ uma performance no seu máximo exponencial.

Multitude de Efeitos
nexus2.jpg

A DJM-900nexus segue o layout de controlo tradicional da Pioneer, de modo a permitir uma fácil transição para esta mixer. Tal como as outras mixers da marca, a DJM-900nexus possui uma variedade de avançados efeitos sonoros que permitirão aos DJs maior poder de criação e expressividade enquanto misturam as músicas. 3 novos Sound Color FX, 2 Beat Effects e um controlo X-Pad foram adicionados à mixer para enaltecer a performance do utilizador.
 - Sound Color FX - a DJM-900nexus inclui os novos Space, Dub Echo e Gate/Comp, em adição aos já existentes Filter, Crush e Noise
 - Beat Effect - Um total de 13 efeitos, incluindo os 2 novos Spiral e Melodic, que podem ser adicionados pelo utilizador a qualquer momento aos Beat Effects é permitido através de um knob localizado no lado lado direito da mixer
 - X-Pad - Uma barra de controlo sensível ao toque que permite um rápido acesso, controlo e manipulação dos 13 Beat Effects incorporados. Com o toque ou deslize do contolo X-Pad, o utilizador pode mudar os parâmetros de cada efeito para uma (ainda) maior criatividade nas performances.

nexus3.jpg

Qualidade Sonora
mexus4.jpg



Boa parte dos atributos no design da DJM-900nexus está na combinação de funcionalidades com uma grande qualidade sonora. Esta mixer utiliza apenas componentes da mais alta qualidade para assegurar o melhor output áudio possível quando conectada com outros dispositivos.
Interface Áudio USB 24bit/96kHz integrada - A Pioneer desenvolveu uma interface áudio USB  de Alta Performance que consegue simultaneamente assegurar os sinais de input e output a um máximo de 4 fontes stereo numa única porta USB. Esta interface assegura um processamento de sinal em alta resolução a 96kHz/24bit e pode receber e enviar todo o tipo de sinais áudio sem qualquer degradação de qualidade sonora. Uma vez conectada a um Mac ou PC, a ferramenta de configuração pode ser utilizada para costumizar o fluxo de sinal áudio da mixer para vários propósitos, tais como modo DJ, gravação de áudio ou produção. Mais ainda e não menos importante - as transições entre DJs serão agora possíveis da forma mais simples e rápida, com a acessibilidade das portas USB no topo frontal da DJM-900nexus
Design de Qualidade Áudio - a DJM-900nexus está equipada com os mesmos circuitos de I/O  patentes na versão topo - a DJM-2000 - de modo a permitir a mais detalhada reprodução áudio a partir dos dispositivos conectados. O conversor DA de 32bit suporta todos os outputs da mixer, incluindo os Master e Booth Outputs, bem como os Headphones. Em adição, o DSP integrado de 32bit suprime quaisquer ruídos de circuitos analógico-digitais através de operação de amplificação híbrida balanceada de alta qualidade e circuitos totalmente balanceados de output.
Conexões
nexus5.jpg

Com cada vez mais DJs a usarem os seus computadores pessoais como parte da sua indumentária, a nova DJM-900nexus está preparada para uma conexão directa a laptops Mac ou PC, aumentando assim a sua conveniência e funcionalidade.
nexus6.jpg

 - Pro DJ Link - Através de um cabo Ethernet (LAN), a DJM-900nexus pode ficar em link com a nova geração de leitores Pioneer, tais como os CDJ-2000 e CDJ-900 (c/ Firmware 4.00 ou mais recente) ou com um computador a correr o software rekordbox da Pioneer.
 - Funcionalidade TRAKTOR - Usando a conexão USB com Mac ou PC, os 4 decks do TRAKTOR podem ser conectados simultaneamente com a DJM-900nexus, permitindo flexibilidade acrescida com o software. Esta mixer é TRAKTOR SCRATCH Certified para TRAKTOR SCRATCH PRO/DUO 2, permitindo funcionalidade de controlo scratch quando se utilizam os discos de timecode.
 - Output para Timecode - Através da porta USB, a DJM-900nexus pode fazer o output dos timecodes de sistemas DVS. Acabaram-se as complicações de trocas de placas e cabos durantes os sets. 

Conheça a trajetória do DJ Tiësto


Com 41 anos, DJ Tiësto nasceu na Irlanda em 1969 e é um renomado DJ e produtor musical. Tiësto, que se chama Tijs Michiel Verwest, começou sua carreira em festas escolares e iniciou profissionalmente em 1985, tornando-se DJ residente de alguns clubes irlandeses. Antes de se tornar “DJ Tiësto”, ele usava outros nomes artísticos, como “Da Joker” e “DJ Limited”.

Após anos tocando em discotecas, em 1997, ele fundou a gravadora/editora Black Hole Recordings junto do amigo Arny Bink e lançou a compilação mais vendida de música eletrônica, “Magik”. Dois anos depois, formou a dupla Gouryella ao lado de Ferry Corsten e, somente em 2001, gravou o primeiro álbum com músicas próprias. No ano seguinte, foi considerado o melhor DJ do mundo.
O ano de 2003, foi marcado como o ano do primeiro festival criado pelo DJ, o “Tiësto In Concert”, e novamente ele leva o prêmio de melhor DJ – fato repetido no ano seguinte. Após uma série de concertos, Tiësto tocou para um público de 200 mil pessoas na praia de Ipanema em 2007 e ganhou novamente o prêmio de melhor DJ nos dois anos seguintes.
Tiësto gravou mais de um CD por ano e seu mais recente é a versão remix de “Kaleidoscope”, lançado de 2010. Se você não conhece o trabalho do DJ Tiësto, veja sua parceria ao lado de Nelly Furtado: